sábado, 8 de janeiro de 2011

DEMANDA DE ALIMENTOS PUXA A INFLAÇÃO



Muitos defendem tanto a desvalorização do câmbio, para não prejudicar, as exportações, e a economia do Brasil. No ano de 2010 a inflação registrada em 5,91% puxada principalmente por alimentos mostra que a escassez, por causa da forte demanda cada vez maior, embutida no crescimento do país e comprova que a competição com produtos importados ajuda a manter a inflação sobre controle, o Real frente ao Dolar hoje vale em torno R$1,68.



Enquanto a inflação for puxada principalmente por alimentos, ao contrario de preços dependente do mercado externo (petroleo, gas...) o Brasil não pode ter a sua moeda desvalorizada, frente ao Dolar, para não perder muitos produtos importados, que entra no Brasil, combate a inflação com a competição, e deixando a oferta sempre maior.


Uma das coisas mais temidas dos analistas, com a valorização cambial: "As exportações" tem a sua porcentagem de responsabilidade pela inflação, que não tem culpa, todos os investidores querem investir para lucrar.

O aumento das exportações é importante  para o crescimento da economia do país, mas sem dar prioridade ao mercado externo, e deixando o mercado interno, com aumento maior da demanda, provocando muitas vezes a escassez o grande vilão puxador dos preços de todos os produtos, trazendo a inflação. E os exportadores muitas vezes dão prioridade ao mercado externo por receber em moeda estrangeira (Euro, Dolar...), e sem tributação dos países que recebem as exportações, e no caso alimentos não se tributa nada por estar em falta no mundo inteiro.

Usando o mecanismo do câmbio valorizado coloca no mercado a competição com inumeros produtos nacionais e importados, impedindo a inflação, é importante diminuir a Taxa de Juros Selic que faz a União pagar 150 bilhões ao ano, e terá recursos para investir em infraestrutura, desenvolvimento, alivio da carga tributaria, para ter um crescimento sustentável em todos os anos, e atendendo a demanda exigida. Mas uma coisa depende da outra, a manter a valorização câmbial, depende da diminuição da Taxa Selic, para manter um país com a sua economia em crescimento sem inflação.


Um dos motivos da valorização câmbial no Brasil é devido a ter uma das maiores taxas de juros do mundo, atraindo assim o dolar especulativo que são investidores de Bolsa Valores que a qualquer momento pode retirar os dolares investidos no Brasil e voltar para o seu país de origem, ao contrario do dolar produtivo.  

Alimentos puxam inflação em 2010
Segundo o IBGE, 40% do total do IPCA do ano passado foi originado da inflação dos alimentos, que subiram 10,39% em 2010, após avançarem 3,18% em 2009. Isso representou uma contribuição de 2,34 pontos porcentuais dos alimentos no IPCA de 2010, segundo o instituto.
Entre os destaques de elevação, o IBGE citou o comportamento de preços dos feijões, que subiram 51,49% em 2010. No entanto, a maior contribuição individual no IPCA de 2010 partiu das carnes, que subiram 29,64% no ano passado, e representaram 0,64 ponto porcentual do resultado total do indicador no período.

A utilização do câmbio valorizado para o combate a inflação, diminuindo ao mesmo tempo o Taxa Selic permite a União chegar ao superavit primário. E de forma justa abri mais opções de compras para as familias mais carentes e também combatendo a inflação.
A alta Taxa de Juros a intenção desse mecanismo é retirar moeda  (Real, Dolar, Euro..) do mercado da produção e principalmente do consumo, para o pagamento de juros aos bancos. A União paga 150 bilhões ao ano, devido aos 10,75% da Taxa Selic.





A melhor politica economica não é tratar o Dolar e o Real igual para todos produtos, com a intenção de sempre intervir para valorizar o Real, para uma economia sustentavel e uma inflação controlada o país precisa do Real valorizado para os produtos em escassez, e o Real desvalorizado para os produtos em grande quantidade no mercado. A melhor politica é a compensação tributaria para empresas que estão perdendo no mercado devido ao câmbio. 

Um comentário:

  1. Olá! meu nome é Dayane, sou estudante de comunicação e gostei muito do seu post sobre a inflação, já que não se fala outras coisas nos tele jornais. Mas eu não entendo muito sobre essas coisas, ja pesquisei na internet, mas so entendi que a inflação é o aumento dos preços em determinados produtos, mas ficou na mesma...tem como vc me explicar?

    Dayaneatleticana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir