quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

TRANSPORTES PRECISA DE MODERNIZAÇÃO E AÇÃO



No artigo anterior, aonde citei os maiores desafios para os próximos governantes, e coloquei algumas sugestões para transporte metropolitano: http://t.co/WRoxExH, especificamente a grande São Paulo, entre as 3 sugestões se resume em aperfeiçoar o sistema de trens que ocupam os trilhos do Centro de São Paulo até Ermelino Matarazzo (2) ou do Centro de São Paulo até Itaim Paulista (1) na Zona Leste, para ajudar resolver os problemas da Linha 3 Vermelha do Metrô (sobrecarregada), a mais utilizada de São Paulo.



Com a construção do estádio do Corinthians em Itaquera ao lado das estações do Metrô e da CPTM, ainda com a previsão da abertura da Copa do Mundo de 2014, utilizando esse estádio, e com o desenvolvimento e demanda da região, por isso que precisa de ações para solucionar urgentemente, se não será pior que a previsão das enchentes quando chega o verão, a Linha 3 Vermelha do Metrô já opera no limite durante os horários de pico.



A história da construção da linha mais movimentada do Metrô, mostra que não se pode desperdiçar trilhos com trens que não chegam estar sucatiados mas não tem a mesma qualidade do Metrô, a Linha hoje 3 Vermelha, chamada de Linha Nordeste-Noroeste, deveria ter apenas sete quilômetros, ligando a Casa Verde à Vila Maria, passando pelo centro através da Barra Funda, da Sé e do Tatuapé, e deveria ser totalmente subterrânea. Porém, depois de um amplo debate, ficou decidido que seria contruída em superfície, aproveitanto o leito da antiga Rede Ferroviária Federal, e compartilhando 23 quilômetros de linhas da empresa, o que evitou várias desapropriações. A construção começou em 1972 e, com esta alteração no projeto a Linha Leste-Oeste teria, então, mais de trinta quilômetros entre a Praça da Sé e Guaianases, paralela aos trilhos da ferrovia. Era previsto para ser construído, em uma segunda fase, o trecho entre Guaianases e o bairro de Calmon Vianna, em Poá, utilizando plenamente o leito ferroviário, mas o trem parou em Itaquera.


A configuração atual da Linha 3 Vermelha é a mesma desde 1988. O recorde atual da demanda foi obtido em 7 de novembro de 2008, com o transporte de 1 468 935 pessoas.

Propostas para Resolver os problemas da Linha 3 Vermelha do Metrô:


A partir de 1994, a linha hoje 11 (antiga Linha E) Coral,  foi estadualizada e passada às mãos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano), que, em 2000, desativou todas as estações entre Brás e Tatuapé, e Guaianases. O antigo trecho entre Artur Alvim e Guaianases foi suprimido para dar lugar a um novo traçado, retificado e com três túneis, em que foram construídas a nova estação Itaquera e as estações Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianases (nova). A partir de então, o trecho entre Luz e Guaianases passou a ser denominado "Expresso Leste".

Com a modernização de toda sua frota de trens e sistema e estações da Linha 11 Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano), auxiliou a diminuir o número de passageiros da Linha 3 Vermelha do Metrô ajudando a resolver um pouco do problema da Linha que opera sobrecarregada. Ajudou por embarcarem passageiros nas estações Tatuapé e/ou Itaquera, com destino ao Centro de São Paulo utilizando a Linha 11 Expresso Leste, evitando a Linha 3 Vermelha Metrô.


Essa modernização foi tamanha que por muito tempo previa-se a incorporação da Linha 11 Coral da CPTM, para malha metrôviara como Linha 6 Laranja do Metrô. E com toda essa ajuda que a Linha 11 Expresso Leste está proporcionando para resolver esse gargalho, na Linha 3 Vermelha, estou propondo para que o Governo do Estado de São Paulo faça a construção de uma estação da Linha 11 Coral da CPTM, na Vila Matilde ao lado da estação Vila Matilde da Linha 3 Vermelha do Metrô na Zona Leste de São Paulo, aos moldes da estação Itaquera e Tatuapé das duas Linhas. Com toda certeza não resolverá o problema, mas é absolutamente certo que, o Expresso Leste com toda modernização dos trens, sistema, estações ajudará a desafogar a Linha 3 Vermelha do Metrô.




Muitos passageiros dão preferencia a linha 11 Coral Expresso Leste, pela qualidade (a mesma do Metrô), pela rapidez (maior que o Metrô por ter poucas estações) e pela quantidade menor que utilizam a Linha 11 em relação ao Metrô. O problema da Linha 11 Expresso Leste é que a integração com Metrô, o passageiro precisa andar um pouquinho, na estação Luz (integração com Linha 1 Azul do Metrô), ao contrario da Linha 3 Vermelha que fica literalmente em cima da Linha 1 Azul na estação Sé das Linhas do Metrô. E também andar um pouquinho na estação Brás para ter integração com a própria Linha 3 Vermelha do Metrô, todas no Centro de São Paulo. 


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