terça-feira, 4 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL


No, Brasil creche e pré escola são diferenciadas pela idade da criança - (a creche atende crianças de 0 a 3 anos e a pré escola de 4 a 5 ou 6 anos isso porque alguns Estados e/ou Municipios já implementaram os 9 anos no ensino fundamental, aprovado pelo MEC). A partir de meados dos anos 80, os movimentos em defesa das populações infantis com vistas a Constituinte e a Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, vêm usando a expressão "educação da criança de 0 a 5 ou 6 anos" ou "educação infantil" para designar o trabalho em creches e pré escola.


Creches e pré-escolas são modalidades de educação infantil, o trabalho realizado no seu interior tem caráter educativo e visa garantir assistência, alimentação, saúde e segurança com condições materiais e humanas que tragam beneficios sociais e culturais para as crianças. Hoje apesar da ambiguidade dos nomes entedemos como creche o espaço para crianças de 0 a 3 anos e pré escola para crianças de 4 a 5 ou 6 anos de meio ou periodo integral, e todos tem direito e todos governos publicos tem o dever de oferecer.

A Constituição de 1988, O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases Nacional asseguram hoje o direito de todas as crianças a creches e pré escolas. Hoje de 21 milhões de crianças de 0 a 6, e 12 milhões de 4 a 6, 25,07% frequenta creche ou pré-escola.
E cada dia mais o desenvolvimento dos países e com toda globalização, exige dos Estados politicas publicas que ofereçam as crianças e adolescentes que cresçam preparados com uma educação, para o aperfeiçoamento do desenvolvimento humano e social.
Tenho fé e certeza que em breve novas politicas publicas serão feitas, e até precisará de um novo Ministério,  mas para não precisar criar novos gastos, medindo pela importância, sugeria: união (Pesca/Agricultura), criação (Ministério Criança/Adolescente ou Educação Infantil).




EDUCAÇÃO NO BRASIL




O desenvolvimento da educação no Brasil.
Um país para se evoluir necessita de uma educação de qualidade como um dos principais pontos de partida, para isso, o Governo Federal, com o objetivo de melhorar a educação no Brasil, criou o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação).
A principal finalidade do PDE é oferecer educação básica de qualidade a todos, realizando investimentos na educação profissional e superior, visto que apresentam uma relação íntima, envolvendo um trabalho em conjunto, no qual pais, alunos, prefessores e gestores visem o sucesso e a permanência do aluno na escola.

Um país não progride com uma educação precária, todas as pessoas necessitam e devem ter acesso à, no mínimo, educação básica. A aprovação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) propiciou grande avanço no sistema de educação de nosso país, visando que a escola se torne um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão, dando mais vida e significado para os estudantes.

O PDE surgiu com várias intenções, uma delas foi a inclusão das metas de qualidade para a educação básica, fazendo parte destas, no sentido de contribuir para que escolas e secretarias de educação se organizem no atendimento aos alunos e, conseqüentemente, criem uma base sobre a qual as famílias possam se apoiar para exigir uma educação de maior qualidade.
O plano ainda prevê acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino, em busca de melhorar a educação no país.

A evolução da educação no país requer a participação intensiva da sociedade e um plano de desenvolvimento para educação que deve ser mais que um projeto voltado para nível de governo federal, Um país precisa do seu povo como companheiro fiel na luta por melhores oportunidades e condições de vida, principalmente em busca da redução da taxa de analfabetismo, que segundo pesquisas tem apresentado uma queda constante, porém, ainda presente em grande número e em diversas regiões do país.

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