quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O QUE A EUROPA PRECISA PARA SAIR DA CRISE?


Em uma crise, provocada principalmente por dividas dos países que formam a União Européia, que se preocuparam somente em criar uma moeda única em 17 países conhecido como Euro, e se esqueceram da responsabilidade fiscal. Hoje o maior país afundado em divida e crise é a Grécia, com uma divida de 200% do PIB, e em 2011 deve sofrer uma recessão 5,5%. Portugal outro país a beira da crise está com uma divida em aproxidamente 90% do PIB, também já se comprometeu a fazer varios planos de austeridade para receber ajuda do FMI, e da União Européia.

Imposto é uma das coisas que mais impede uma economia de crescer, mas pior que alta carga tributaria para o desenvolvimento é a divida de um país aonde a sua multiplicação, faz o seu PIB encolher, com pespectivas negativas fazendo o governo a cada mês, ter um montante cada vez maior tirado do orçamento, só para pagar juros da divida, em empresas privadas dessa forma começa as concordatas até chegar a pedir falencia.

A União Européia, além do Banco Central Europeu cuidar da moeda (Euro), precisa ter planos com leis de responsabilidade fiscal, aonde é feito e exigido pelo FMI, quando ajuda países com crises. O mais importante para os países europeus é:
Disciplina orçamentaria/fiscal ajuda à não entrar em crises financeiras, mas não muito para sair. A União Européia precisa urgente criar imposto ou até impostos únicos nos 17 países da zona do Euro, que gere bilhões por mês só para pagar dividas dos países, com comitivas formadas com representantes dos países, só para cuidar da destinação e porcentagem da arrecadação, para cada país e prioridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário