quarta-feira, 23 de novembro de 2011

MOMENTO É DE MENOS TAXA DE JUROS


Com a crise da economia mundial que a cada momento passa para um país, aonde tudo começou com os Estados Unidos em 2008 com uma quebra sem tamanho do sitema financeiro afetando o setor imobiliario, aonde se deu uma amenizada, mas ainda lutam para conseguir decolar a econômia do país Americano. Essa crise economica passou para Grécia, esse ano que obrigou a UE fazer um pacote de mais de 110 bilhões de euros, e os  bancos perdoarem 50% da divida grega, ainda continuam procurando soluções para resolver um problema de uma divida externa de mais 532 bilhões, e uma divida total Grega que se aproxima-se de 200% do PIB.

E a bola da vez da tempestade é a Italia, que já caiu o Premier Silvio Belusconi e assumiu o Economista Mario Monti, apesar desses acontecidos a crise dentro do país Italiano, não chega ao tamanho da Grécia, estima-se um crescimento de 3%, da oitava economia do Mundo e a quarta da Europa que possui um  PIB Italiano de 2 trilhões.

 
O Brasil não pode comemorar a crise que acontece nos Estados Unidos e Europa, mas por ter um plano economico positivo guardado na manga, é bom caso seja usado, durante as tempestades, que é a diminuição da Taxa Selic que faz o Brasil pagar mais de 180 bilhões de juros por ano, a taxa que tem o papel de frear o aquecimento da economia para impedir aumento da inflação, com um cenario em vários países passando dificudades econômicas, já está fazendo o papel das altas taxas de juros do Brasil. 


O Mundo está longe de uma abonancia, aonde impedi o alto aquecimento da economia e um maior consumo, aonde geralmente são responsaveis por altas de preços quando a procura é maior que a demanda. A tão contestada maior taxa de juros do Mundo no Brasil, o momento será até positivo se for aproveitado o cenario para baixar, e fazer a União economizar bilhões para investir mais em educação, saúde...esses países em crise não pode aproveitar o momento como os Estados Unidos porque a taxa de juros é de 0% a 0,25%.     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário