terça-feira, 29 de novembro de 2011

DILMA ROUSSEFF: UMA MULHER DE LUTA, GARRA E RESULTADO



Dilma Vana Rousseff, nascida na cidade de Belo Horizonte/MG, e cresceu em Porto Alegre/RS, Dilma Rousseff, é economista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Filha do engenheiro e poeta búlgaro Pétar Russév (naturalizado brasileiro como Pedro Rousseff) e da professora brasileira Dilma Jane Silva, Dilma Rousseff, mãe da Paula Rousseff Araujo e avó do Gabriel nascido em 2010. A ex-ministra de Minas e Energia e Casa Civil iniciou sua militância aos 16 anos, capital mineira, e passou para a luta, contra o regime militar.

 Em 1967, em Minas Gerais, após muitas lutas contra a ditadura, Dilma mudou-se para Porto Alegre, em 1972. Filia-se, então, ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), fundado por Leonel Brizola em 1979, depois que o governo militar concedeu anistia política a todos os envolvidos nos anos duros da ditadura.

Dilma Rousseff ocupou os cargos de secretária da Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre (1986-89), presidente da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul (1991-93) e secretária de estado de Energia, Minas e Comunicações em dois governos: Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT).


Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2001, coordenou a equipe de Infra-Estrutura do Governo de Transição entre o último mandato de Fernando Henrique Cardoso e o primeiro de Luis Inacio Lula da Silva, tornando-se membro do grupo responsável pelo programa de Energia do governo petista. Durante a campanha presidencial de 2002, que levou Lula ao Palácio do Planalto.

 Dilma ganhou destaque na equipe responsável por formular o plano de governo na área energética. Foi convidada então a ocupar a pasta de Minas e Energia em 2003. Dilma permaneceu à frente do ministério até junho de 2005, passando a ocupar o cargo de Ministra-Chefe da Casa Civil, em 16 de junho de 2005. E por efetuar tão bem, todos trabalhos e sempre competente no governo Lula, foi chamada de mãe do PAC.

Eu sempre admirei todos os trabalhos que a Dilma esteve a frente, e sempre tive a opinião que ela não se esconde atrás do problema mas se coloca a frente para resolver, presenciei mais a partir do fim apagão aéreo, quando se colocou aceitando sugestões e trabalhando em conjunto e como diz o ditado a Dilma colocou a cara a tapa, e demitiu quem devia, mesmo sendo de um orgão fiscalizador que falavam independente(ANAC). 
E lembro que aconteceu uma coisa nessa época até comico. Eu fui procurar um estagio (economia) no CIEE (empresa que encaminha), no papel que a secretaria me deu para telefonar não estava escrito Infraero era o nome (Empresa Brasileira de Infraestrutura), quando liguei para marcar uma entrevista, a mulher que me atendeu marcou entrevista e depois os deputados e senadores do Congresso ficaram sabendo, e pensaram que eu estava indo trabalhar no Governo Federal, na época também estava numa luta para o fim da CPMF, desmarquei na época para não atrapalhar nada.

E depois da CPMF ser reprovada no senado, expliquei ao presidente Lula que a minha luta contra CPMF não era politico, mas para o Brasil se fortalecer economicamente para enfrentar possiveis tempestades (crises economicas), a melhor solução seria aliviar a carga tributaria das empresas dando assim automaticamente mais crédito as empresas e aumentando o consumo e o momento era ótimo, para aliviar carga tributaria, pelo motivo da União estar batendo recordes de arrecadação assim praticamente não iria tirar, nada do orçamento dos Ministérios, e o resultado veio, acelerou a economia e aumentou o número de trabalho com carteira assinada em plena crise (2008), e quando a crise se estendeu mais, a equipe econômica, seguiu o mesmo sucesso aliviando a carga tributaria, diminuindo o IPI da linha branca e automobilistica.


E expliquei que a luta não era politica, até porque o Serra e o Aécio trabalharam a favor da CPMF, e por causa disso, sugerir ao presidente Lula que a Dilma seria uma ótima candidata e preparada para concorrer a presidencia, na época só se falava no nome do Aécio vir para o PMDB e o PT apoiar, e o nome da Dilma e do ministro Tarso Genro estavam bem fraquinhos nas pesquisas, e por tudo me filiei ao PMDB.
dilma, agradecimento, site, 619x464. Foto: Reprodução
Desde de junho de 2009, já como militante do PMDB fui o primeiro a sugerir o nome do Michel Temer como vice na chapa da Dilma Rousseff, que em 2010 foi aclamada candidata a presidencia da República pelo PT.
E a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff e o ex-presidente da Câmara Michel Temer foram para o segundo turno nas eleições de 2010 contra o ex-governador de São Paulo José Serra, e venceram com mais de 55 milhões de votos, e exercerão o cargo de presidente da República (Dilma Rousseff) e vice-presidente da República (Michel Temer), durante 4 anos a partir de 1 de janeiro de 2011. No segundo turno atráves do e-mail pessoal da Dilma, era como assessor aonde contribui, com conselho e sugestões em tudo que envolvia a Imprensa/TV/Radio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário