sábado, 10 de setembro de 2011

EUA E BRASIL: 2 EXAGEROS DIFERENTES PARA ECONOMIA


A maior economia do Mundo com PIB acima de 14 trilhões, país do chamado primeiro mundo, desenvolvido e economia avançada, país das maiores empresas multinacionais como de  informatica e automobilistica, o país que é visto como organizador das Nações pelo planeta, atravéssa uma crise sem fim desde de 2008. Muitos atribui o mau momento da economia ao atentado as Torres Gêmeas no dia 11 de setembro de 2001.


Comparando os Estados Unidos com o Brasil, existe uma coisa que é exagero em ambos para muito e para pouco, que atrapalha a economia e impede o crescimento de ambos. Seria como um país fosse uma pessoa com obesidade e cada vez mais aumenta alimentação, e o outro com desnutrição e cada vez mais se alimenta menos. 

A crise dos Estados Unidos em 2008 do sistema financeiro que se deu inicio por causa da quebra do Lehman Brothers e o fechamento de 273 bancos, e se atravessou  para o sistema imobiliario pela falta do créditos/financiamento. As maiores crises economicas nos Estados Unidos são por causa do sistema financeiro, empresas de créditos, bancos, esses vivem de juros e o BC americano, Federal Reserve mantém juros no país entre 0,0% e 0,25% apostando no crescimento da produção, com exagero por descuidar do sistema financeiro, como se desse zero em questão de importancia no mercado em geral, um erro porque também geram empregos, e as empresas da produção também depende do sistema financeiro.   

No Brasil o Copom do Banco Central diminuiu 0,50% da Selic, na última reunião e ainda mantém o país com a maior taxa de juros do mundo 12%, por esse motivo que impede a quebra do sistema financeiro brasileiro, mas e pago um alto preço mais ou menos 180 bilhões de reais por ano, que é tirado da produção, saúde, educação, para pagar juros. A tese que é defendida para manter alta taxas de juros é a de combate a inflação, que é retirado o dinheiro de circulação da produção, consumo e investimento e repassado para o sistema financeiro.

A pequena inflação no Brasil com a atual economia mundial sempre dará por causa do petroleo/gasolina e etanol, é muito mais vantajoso intervir pagando subsidio, diminuir impostos das empresas de combustiveis, do que intervir no mercado inteiro da produção aumentando a taxa de juros, até dou valor a tese de combate a inflação aumentando as taxas de juros já alta, quando o mercado interno e mundial está super aquecido e provoca uma grande demanda por alimentos, mas agora com uma economia mundial abaixo do esperado perto da recessão em muitos países, já está fazendo o papel das altas taxas de juros de brecar o crescimento, para combater a inflação, assim para que reforçar o freio da economia?.

 
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário